A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) promoveu, na passada terça-feira, 26 de setembro, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural, o seminário “Douro, Tâmega e Sousa – Onde se visita um território que inventou um país”, com o objetivo de debater a estratégia de promoção turística da região.
Um dos principais pontos em debate, com o encerramento do atual quadro comunitário como pano de fundo, foi a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos com foco temático no turismo.
A DOLMEN, representada pelo Coordenador-Geral Luis Soares, participou no colóquio “Valorização, Dinamização e Promoção Turística do Douro, Tâmega e Sousa”.
A intervenção de Luís Soares, abordou os projetos da DOLMEN no âmbito da Ação 5 do PROVERE “DOLMEN– Produtos que marcam (as)gentes” e o quanto estes contribuíram para o desenvolvimento do território.
O Coordenador-Geral deu ainda especial enfoque às 36 candidaturas no valor de 7,5 milhões de euros, que no âmbito da DOLMEN, integraram como projetos complementares a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Turismo para Todos”.
A EEC PROVERE assente no turismo, começou a ser definida em 2016, destacando-se como produto-âncora o turismo de natureza e de aventura e como produtos complementares o turismo cultural, o turismo gastronómico, o enoturismo e o turismo de saúde e bem-estar. Com a designação de “Turismo para Todos”, esta foi formalmente reconhecida em outubro de 2018, tendo sido contratualizada com a sub-região do Tâmega e Sousa no âmbito do Norte 2020.
A Estratégia, na qual a DOLMEN foi parte intrínseca, permitiu a implementação de 25 projetos-âncora, com um investimento global de cerca de 26 milhões de euros e um apoio comunitário, através do Norte 2020, de cerca de 18 milhões de euros.