Evento online do DesAgro vai promover as tecnologias de precisão na fileira do vinho

As vantagens da implementação de tecnologias de precisão na fileira do vinho estarão em evidência, no próximo dia 22 de abril, num evento promovido pela DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional e pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, no âmbito do projeto DESAGRO 4.0.

A iniciativa irá decorrer em formato online, através da plataforma ZOOM, e será constituída por dois momentos, no horário compreendido entre as 9h30 e as 16h30.

sessão da manhã é dedicada à apresentação de resultados, com enfoque em soluções tecnológicas para o setor vinícola. Às 9h30 serão apresentadas duas tecnologias baseadas em IoT (Internet of Things) vocacionadas para este setor: a “WINEGRID” e a Solução Integrada de Gestão de Adegas “ENOGESTÃO”. Os trabalhos serão moderados por José Martino, CEO da RURIS.

A partir das 10h40 serão apresentados, pela RURIS, os primeiros dossiers de inovação dos modelos técnico-económicos da fileira do vinho, tendo como perspetiva os territórios do Douro Verde e da Cova da Beira. Esses documentos, que se traduzem em instrumentos técnicos, focam-se nos setores da vinha e das adegas e são o corolário do trabalho de investigação-ação desenvolvido no âmbito do projeto DESAGRO 4.0 ao longo dos últimos anos.

sessão da tarde, com início às 14h30, é dedicada a uma palestra técnica subordinada ao tema “Utilização de tecnologias IoT no setor da vinha e do vinho” e será moderada pelo professor José António Silva, da EPAMAC. Este momento contará com o contributo de João Carvalho, da Quinta dos Termos; de Daniel Duarte, da WINEGRID; e de António Sousa, da AB Valley Wines.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser feita AQUI.