As vantagens da implementação de tecnologias de precisão na fileira do vinho estarão em evidência, no próximo dia 22 de abril, num evento promovido pela DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional e pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, no âmbito do projeto DESAGRO 4.0.
A iniciativa irá decorrer em formato online, através da plataforma ZOOM, e será constituída por dois momentos, no horário compreendido entre as 9h30 e as 16h30.
A sessão da manhã é dedicada à apresentação de resultados, com enfoque em soluções tecnológicas para o setor vinícola. Às 9h30 serão apresentadas duas tecnologias baseadas em IoT (Internet of Things) vocacionadas para este setor: a “WINEGRID” e a Solução Integrada de Gestão de Adegas “ENOGESTÃO”. Os trabalhos serão moderados por José Martino, CEO da RURIS.
A partir das 10h40 serão apresentados, pela RURIS, os primeiros dossiers de inovação dos modelos técnico-económicos da fileira do vinho, tendo como perspetiva os territórios do Douro Verde e da Cova da Beira. Esses documentos, que se traduzem em instrumentos técnicos, focam-se nos setores da vinha e das adegas e são o corolário do trabalho de investigação-ação desenvolvido no âmbito do projeto DESAGRO 4.0 ao longo dos últimos anos.
A sessão da tarde, com início às 14h30, é dedicada a uma palestra técnica subordinada ao tema “Utilização de tecnologias IoT no setor da vinha e do vinho” e será moderada pelo professor José António Silva, da EPAMAC. Este momento contará com o contributo de João Carvalho, da Quinta dos Termos; de Daniel Duarte, da WINEGRID; e de António Sousa, da AB Valley Wines.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser feita AQUI.