O PNAES começou a chegar às escolas do Douro, Tâmega e Sousa

Realizou-se no dia 24 de fevereiro, no Centro Escolar de Santiago de Piães – CINFÃES, a primeira sessão do projeto “Pensar Global, Agir Local… à mesa” nas escolas da região. Estas visitas vão ser realizadas em 11 escolas da região do Douro, Tâmega e Sousa, numa parceria entre a DOLMEN, CRL, a ADER-SOUSA, a ADRIMAG, a PROBASTO e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), sendo este um projeto financiado pelo PDR 2020.

O dia iniciou com a apresentação do projeto às turmas do Centro Escolar, onde se falou da importância da adoção de uma alimentação equilibrada e sustentável, tendo por base produtos locais. Este ponto foi rematado com a presença de Jorge Santos, da empresa cinfanense Biogoods, que demonstrou às crianças o trabalho que desenvolve na área da agricultura biológica.

De seguida, foi apresentado um Quizz Pedagógico, disponibilizado numa App para smartphone ou em browser para computador. Aqui, os alunos ficaram a conhecer o Douri, a Tami e a Sousi, e onde encontraram várias perguntas sobre como se alimentarem de forma mais saudável, evitar o desperdício alimentar e sobre os vários produtos locais do Douro, Tâmega e Sousa.



A tarde serviu para dar a conhecer a peça de teatro intitulada “Às duas por três: Na terra dos sabores”, encenada pelo Teatro S. Vincente, onde pudemos acompanhar as aventuras da Lara e o seu amigo Tico pela encantadora Terra dos Sabores. Esta peça de teatro combinou diversão, música e uma mensagem educativa, promovendo a valorização dos produtos locais e os benefícios de uma alimentação mais equilibrada e sustentável.

O evento contou ainda com a presença de Sónia Soares, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Cinfães, que no final do evento, acompanhada pelo Coordenador-Geral da DOLMEN, Luís Soares entregou réguas, lápis e sacos de pano às crianças do Centro Escolar de Santiago de Piães. A próxima sessão será realizada esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, no Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere.