Os museus são espaços de preservação das memórias, são instrumentos de valorização da herança cultural dos povos.
Este ano, o tema do Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, é “Museus para a Educação e a Investigação”. Esta temática pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.
De forma assinalar a data, aproveite o fim-de-semana e venha conhecer os museus do território Douro Verde:
➡️ Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante): Fundado em 1947, este museu está instalado no segundo claustro do Convento de S. Gonçalo.
Amadeo de Souza-Cardoso, ícone do movimento modernista, é a grande referência do museu, que dispõe de um vasto conjunto do seu trabalho artístico.
📍Alameda Teixeira de Pascoaes – 4600-011 Amarante
@cmamarante
➡️ Museu Municipal de Baião: Este museu está dividido por três espaços: Núcleo de Arqueologia, Etnografia e o Centro Interpretativo da vinha e do Vinho. O Núcleo de Arqueologia, em particular, tem como objetivo demonstrar o trabalho de décadas realizado no Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira.
📍Rua Eça de Queiroz – 4640-152 Baião
@cmbaiao
➡️ Museu Serpa Pinto (Cinfães): Este museu promove e partilha a vida do ilustre explorador cinfanense que lhe dá nome: Serpa Pinto, o corajoso que atravessou o continente africano. Pode também encontrar vestígios da época de expansão do Império Romano encontrados no território de Cinfães.
📍R. Dr. Flávio Resende, 26 – 4690-038 Cinfães
@cmcinfaes
➡️ Museu Carmen Miranda (Marco de Canaveses): Neste museu, figura um espólio alusivo à famosa artista Carmen Miranda, nascida em Marco de Canaveses no início do séc. XX. Tem ainda o Espaço Arte, vocacionado para exposições temporárias.
📍Alameda Dr. Miranda da Rocha, 218 – 4630-200 Marco de Canaveses
➡️ Museu Municipal de Penafiel: Situado em pleno centro histórico no palacete setecentista dos Pereira do Lago, este museu é um dos edifícios mais emblemáticos para a comunidade local. Possui cinco salas temáticas da exposição de longa duração, dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água.
📍R. do Paço – 4560-485 Penafiel
@cmpenafiel
➡️ Museu Municipal de Resende: Inaugurado em 2006, este museu está instalado no edifício da antiga cadeia de Resende. O espaço museológico conta com quatro salas temáticas da Exposição Permanente dedicadas à Etnografia, ao Rio Douro, à Arqueologia, e ao Eng. Edgar Cardoso, criador de algumas das pontes mais icónicas do país, como a Ponte da Arrábida.
📍Rua Dr. Amadeu Sargaço – 4660 Resende
@cmresende